Linux

Sistema Operacional Livre.

Portanto, o que é Linux?

Nos termos mais simples, Linux é um sistema operacional. Ele foi criado em outubro de 1991 por um aluno da University of Helsinki chamado Linus Torvalds (Linux significa UNIX do Linus). O próprio Linux é de fato apenas o kernel; ele implementa a funcionalidade multitarefa e multiusuário, gerencia hardware, aloca memória e ativa aplicativos para execução.
O usuário médio nunca estará interessado o suficiente em nenhum sistema operacional para querer saber sobre coisas como partes internas do kernel. Apenas os verdadeiramente dedicados -- os que não possuem vidas pessoais ou os que estão sendo pagos para fazer este tipo de trabalho -- irão querer explorar estas complexidades.
Mas, embora você mesmo nunca desça até as maiores profundidades para entender detalhadamente o kernel, é animador saber que você pode facilmente contratar uma empresa para fazer este trabalho em seu lugar; para delegar estas modificações a um sistema proprietário geralmente é muito mais difícil e mais dispendioso.
Para novatos em programação do Linux, provavelmente a coisa mais importante sobre o kernel que você precisa lembrar é que versões do kernel com números ímpares (ou seja, 2.3, 2.5, 2.7) são o kernel experimental, de desenvolvimento. Os kernels estáveis, com release possuem números pares (ou seja, 2.4, 2.6, 2.8).
Uma distribuição típica do Linux inclui o kernel Linux, mas também contém muitos programas de aplicativos e ferramentas. Geralmente, muitas ferramentas em níveis do sistema e do usuário localizadas em uma distribuição Linux são provenientes do projeto GNU da Free Software Foundation (GNU significa "GNU's Not UNIX").
O kernel Linux e o conjunto de ferramentas GNU são liberados sob a GNU General Public License, ou GNU GPL. Se você ainda não estiver familiarizado com a GNU GPL, a melhor maneira de começar a entendê-la é lendo-a. Com o risco de resumir algumas partes importantes, a GNU GPL é uma maneira de configurar o código livre do computador para que as pessoas que usam esse código possam interferir nele e testá-lo à vontade.
  • É altamente recomendável ler este interessante artigo da história do Linux (US) do ex-colega de trabalho de Linus Torvalds, Lars Wirzenius.
  • Linux Online (US) oferece notícias e informações independentes do Linux.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Compartilhar